3 Dicas para montar uma cozinha retrô!

Na hora de mudar o visual e compor uma nova decoração de cozinha, pode bater aquela dúvida entre optar pelo novo ou escolher algo mais antigo, retrô. Nesse artigo você vai encontrar alguns bons motivos e dicas para você dar uma chance à segunda opção. E como motivos, podemos eleger os seguintes itens:

  • Cozinhas retrôs podem ser mais divertidas, alegres e animadas devido à sua estética mais jovial (de acordo com a estética da época escolhida);
  • Falando em época escolhida, cozinhas retrôs não possuem exatamente um estilo único, pois o termo se refere a algo antigo. Você pode compor a decoração da sua cozinha com base em ambientes vitorianos, de séculos atrás, ou conforme as décadas de 40, 50 e por aí vai;
  • Você também pode misturar objetos e móveis dessas épocas, deixando o ambiente mais personalizado e ainda assim, bem retrô. Só não pode exagerar!
  • Cozinhas retrôs podem lembrar ambientes da infância, ou de locais rurais e campestres, ampliando essa ideia de natureza presente no lar, mesmo que só esteticamente.

Essas são apenas algumas das vantagens desse tipo de cozinha, pois agora nas dicas você poderá encontrar outras.

Cozinha retro decorativa

Dica 1 – Diversifique cores e detalhes

Para quem gosta de ambientes coloridos e joviais, investir na diversidade de cores é uma excelente opção decorativa e que pode trazer esse “ar” mais retrô. Isso está sendo muito utilizado no design de interiores atualmente. Aliás, muitas das decorações modernas primam pelos tons neutros e pela simplicidade de linhas dos objetos, em oposição à estética mais colorida e cheia de detalhes de épocas como os anos 50.

Lembra daquelas geladeiras coloridas? Ou daquelas panelas e utensílios cheios de curvas? E dos pratos estampados? Geralmente, esses itens são marcas de épocas mais antigas, sendo encontrados nas casas das avós mais tradicionais. Então, se você quer algo bem retrô e colorido, já sabe o que fazer!

dicas como motar uma cozinha retro.png

Dica 2 – Reaproveite móveis antigos

Na hora de compor a estética retrô, você pode aproveitar aqueles armários que estavam empoeirando em algum cômodo, ou aquelas gavetas que ninguém mais usa e dar uma reformada neles. Desse modo, você amplia a atmosfera tradicional da sua cozinha usando eles e não precisa gastar mais com isso. Caso não tenha móveis antigos, dá para passar num desses pregões e adquirir um por um preço mais em conta. Ou mesmo ir numa loja de antiguidades, onde esses móveis podem ter sido até já reformados.

transforme os objetos novos em retro antigo.png

Dica 3 – Transforme o visual novo de móveis e eletrodomésticos para algo mais clássico e antigo

Se não quiser comprar ou não tiver móveis velhos, que tal usar um acabamento ou alguma técnica de pintura que deixe os móveis novos com aspecto mais antigo? Como exemplo, você pode usar a técnica de craquelamento, ou a de pátina, para deixar a madeira mais “desgastada” e rústica.

Em relação aos eletrodomésticos, é até mais indicado que pinte os novos ou aplique um adesivo temático sobre eles. Isso porque os novos economizam mais energia, sendo classificados conforme o selo Procel de Eficiência Energética. Ou seja, além de deixar o visual retrô, você ainda economiza na conta de luz.

INSPIRE-SE ❤

decoracao-de-cozinha-retro-e-vintage-ideias-para-montar-a-sua-30

Texto por Matheus Bertoluci


Eai? Gostou das dicas?

 Fonte das imagens: Pinterest

 

 

 

 

 

Anúncios

13 comentários sobre “3 Dicas para montar uma cozinha retrô!

  1. Se tem uma parte da casa que eu adoro é a cozinha, assim quando comecei a morar só, as primeiras coisas que comecei a comprar foram para a cozinha, tudo muito fofo e rosa, kk. Nossa, quando eu vi essas cozinhas me deu uma vontade de mudar tudo, partir para um colorido e retrô, hahaha. Amei, são lindas.

    Curtir

  2. Se tem um lugar da minha casa que sonho muito em deixar bem aconchegante é a cozinha… Tem coisa melhor que pode receber família e amigos em uma cozinha linda? Eu gosto muito do estilo retrô não só na cozinha, mas como um todo! Sempre que vou ao Shopping passo por uma loja que tem uma geladeira rosa e outra amarela as coisas mais lindas do mundo e eu fico ali do outro lado da vitrine sonhando com uma cozinha pra por aquela geladeira! ❤ Seu post me acertou em cheio *-* Agora vou passar o resto dia fazendo planos de reforma! Kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  3. Só consigo olhar e pensar: quero! haha Decoração/ambiente vintage é só amor!
    Sonho da vida ter uma geladeira em tons pasteis. E adorei a dica de personalizar uma nova mesmo pela questão do gasto de energia! Além de que as novas são bem mais “eficientes”.
    Eu a-m-e-i a inspiração em rosa e azul bebê! Coisa mais delicada e fofa do mundo. Quero minha casa logo para poder decorar do jeito que quiser haha

    Curtir

  4. Amo cozinha multicolor e com varias estampas! Aqui em casa ela é muito branca e sempre acabo colocando alguma cor, tipo copos hahaha!!!
    Amei suas dicas e vou procurar mais inspirações para poder fazer em um futuro AP ❤

    Curtir

  5. Quantas fotos incríveis de Inspirações! Adorei!

    Meu Amor é louco por um frigobar desses, e vermelhinho assim.. ai q nos apaixonamos! Bem retrô mesmo! E esse armário de cozinha azul céu!?!? Pirando aqui em 3, 2, 1 ❤

    Geladeira rosa bebê.. tons pastéis.. #AmoMuitoTudoIsso!

    Adorei o Layout Lah! Bem "Clean" e ao mesmo tempo "Fofo" ❤

    Te Seguindo pelo Instagram, Fanpage e G+

    Sucessos! = )
    Bjs,

    Juliana Paula A. Dias
    Blogueira do Site ♥Assuntos de Menina♥
    http://www.jus2bruamoreterno.blogspot.com.br

    Curtir

  6. lembrei da minha infância minha mãe já teve uma geladeira azul,inclusive tenho uma foto minha escorada nela,são fotos que me trazem boas recordações,de uma época que a vida era mais alegre e as pessoas coloriam mais o mundo ao invés de entristece-los com seus egoismos,amei todas as inspirações,por cozinhas retrô eu voto simmmmmmmmmmm

    Curtir

  7. As inspirações são lindas e o post também! Adoro colocar apenas algum detalhe retrô na decoração, tenho um rádio bem antigo do meu avô, que uso em cima de um aparador que era um pé de máquina de costura, que reformei, fica lindo!!

    Curtir

  8. Que post mais amorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr ❤ ❤ ❤ ❤ *-*
    Eu amo estilo retrô e coisas antigas para decor, o único ruim, por exemplo, é encontrar geladeira sabe? E quando encontro é o olho da face haha. PORÉM,adorei a ideia de personalizar os novos, nunca havia parado p pensar nessa coisa de energia e funcionamento.
    Adorei as inspirações e ctz já favoritei porque ctz irei precisar em breve hihi ❤ arrasouuu!

    http://www.1001julietas.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s